A banda

Crypta é uma banda de death metal brasileira / holandesa, formada em 2019.

Por volta de maio de 2019, Luana Dametto e Fernanda Lira fundaram o Crypta, que inicialmente sua intenção era ser um projeto paralelo onde pudessem compor death metal. Ainda naquele ano, em Junho, a holandesa Sonia Anubis foi convidada a ingressar no projeto como uma de suas guitarristas. Com uma formação provisória de trio, a banda começou a criar sua primeira música. Quase um ano depois, em abril de 2020, a guitarrista brasileira Tainá Bergamaschi foi adicionada ao line-up, consolidando o Crypta finalmente como um quarteto. Nesse mesmo mês, Fernanda e Luana saíram da banda anterior Nervosa e Crypta tornou-se naturalmente o seu principal projeto atual, então, a banda foi oficialmente apresentada ao público em Maio de 2020. Pouco depois disso, a banda assinou seu primeiro contrato com a gravadora Napalm Records e um contrato com a Napalm Events. A partir daí, Crypta terminou de escrever suas primeiras canções e logo iniciou a pré-produção de seu álbum de estreia.

Em janeiro de 2021, a banda se reuniu em São Paulo, Brasil, para gravar seu primeiro full length, no Family Mob Studio. “Echoes of the Soul” foi gravado em 3 semanas e foi gravado por Otávio Rissato, produzido por Thiago Vakka (Fossilization, Jupiterian), mixado por Arthur Rizk e masterizado por Jens Bogren no Fascination Street Studio. A arte da capa foi pintada por Wes Benscoter.

Também aproveitaram o tempo no Brasil para gravar seu primeiro videoclipe, para a música “From the Ashes”, dirigida pelo cineasta brasileiro André Gustavo (Uncanny Filmes e 02 Filmes) e teve a cenografia assinada por Pepe Mendes.

Três singles foram lançados antes do lançamento do álbum. “From the Ashes ” foi o primeiro, apresentando um vídeo clipe oficial, lançado no dia 7 de abril,“ Starvation ”, lançado como um vídeo clipe com letra no dia 11 de maio e o último sendo um vídeo clipe oficial e Playthrough da banda para“ Dark Night of the Soul”.

O álbum teve seu lançamento mundial em 11 de junho de 2021, pela Napalm Records. Também foi licenciado e lançado na mesma data no Brasil e na Argentina pela Dynamo Records, na Rússia pela Soyuz Music e no Japão pela Ward Records.

Um pouco antes do lançamento de seu álbum de estreia, a Crypta já havia anunciado seus primeiros shows, sendo o primeiro no festival Wacken Open Air, previsto para agosto de 2022, e uma turnê europeia ao lado do Deicide e Krisiun, marcada para abril e maio de 2022.

CRYPTA 2021 – Sonia, Tainá, Fernanda & Luana – Fotografia de Renan Facciolo